02 abr SEMANA SANTA OPA – 1
PÁSCOA
MÚSICAS PARA O TEMPO PASCAL
ORAÇÃO UNIVERSAL
(Escrita por Marcela Monteiro e Renan Barbosa Fernandes)
.
Oremos por todos os que sofrem provações.
Pelos índios que presenciam o massacre de sua cultura milenar.
Pelas mulheres que sofrem diariamente com assédios em casa, nas ruas e no trabalho.
Pelos jovens negros que estão sendo dizimados nas periferias.
Pelos idosos abandonados em asilos.
Pelos casais homoafetivos privados de demonstrar o amor que sentem.
Pelos cristãos no Oriente perseguidos por acreditarem no Cristo.
Pelos presos isolados em um sistema carcerário desumano e cruel.
Pelos exilados de guerra na África que sofrem longe se suas pátrias e famílias.
Pelos escravos explorados diariamente na China.
Senhor, que essas pessoas consigam converter o ódio do qual são vítimas em amor e, seguindo o exemplo do Cristo crucificado, transformem seus sofrimentos em jornada de santidade. Dai-nos ânimo para caminhar junto a eles.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém
Oremos por todos os governantes.
Cristo morreu, entre outros motivos, porque foi injustiçado pela politica de seu tempo. Hoje, milhares ainda morrem pela mesma razão. Pilatos lavou as mãos depois de tentar, ao menos uma vez, encontrar uma solução. E nós que lavamos as mãos todos os dias sem nem tentar?
Senhor Deus, não permita que desistamos de construir soluções politicas para os conflitos de nossas casas, de nossos bairros e de nossos países. Todas as vezes que lavamos as mãos, um inocente é crucificado.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Oremos pelos que não reconhecem a Deus.
Olhando o mundo, temos duas opções: enxergar o ser humano como um ser divino imperfeito, convidado para caminhar ao céu, ou como um grande defeito da natureza, um animal louco que busca a própria destruição.
Como queremos olhar a vida? Pela solidão de uma natureza que nos engole ou pelo amor de um Pai que nos quer vivos para sempre?
Senhor, que não nos falte a convicção para responder a essas perguntas e ser exemplo de fé, esperança e caridade para nossos irmãos ateus.
Por Cristo, nosso Senhor, Amém.
Oremos pelos que não creem no Cristo.
Vivemos em um mundo onde a solidão é a regra. No barulho das redes sociais, tudo que se ouve é o eco da própria voz. Na economia do mundo, tudo morre, tudo acaba, e nós nos sentimos cada vez mais sós.
Quando Cristo se faz próximo, essa lógica é invertida, a solidão se dissipa e outras vozes começam a soar na timeline da existência. Com Ele, somos convidados a ser Deus, sendo homens e passamos a ter companhia para toda a caminhada.
Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça de, com o Cristo, sermos convite e exemplo vivo da alegria da vida em comunidade.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Oremos pelos nossos irmãos Judeus.
Escuta, Israel. Menos muros, mais pontes. Menos bomba, mais diálogo. Menos interesses, mais compaixão. Menos dinheiro, mais maná. A Terra Prometida não é um pedaço de chão. É ter a graça de reconhecer em seus vizinhos a figura do Cristo e ter sua vida ser transformada pelo amor.
Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a sabedoria para acolher nossos irmãos mais velhos na Nova Aliança e, assim, ajudá-los na construção de cultura de paz.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Oremos pela unidade dos Cristãos.
Em uma floresta, árvores de todos os tipos lutam por espaço no mesmo chão. A única coisa que elas não percebem é que a luz que as alimenta vem toda do mesmo céu.
Deus eterno e todo-poderoso, que os cristãos deixem de brigar pelo pó da terra e caminhem juntos na construção do mesmo Reino.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Oremos pelos catecúmenos.
Jesus disse: se alguém tem sede, venha a mim e beberá. De seu seio jorrarão rios de agua viva. Cada geração que é batizada alimenta o rio da Igreja e garante a perenidade da fonte de vida eterna.
Deus eterno e todo-poderoso, que a fé e o entendimento dos nossos catecúmenos cresçam sempre e protejam o mundo da estiagem.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Oremos, por nosso Bispo Odilo, por todos os bispos, presbíteros e diáconos da Igreja e por todo o povo fiel.
Às prisões, levemos o amor. Ao preconceito, levemos o perdão. Às Igrejas, levemos a união. Aos nossos corações, levemos a fé. À politica, levemos a verdade. Às favelas, levemos a esperança. Às ruas, levemos a alegria.
Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça se ser sal da terra e luz do mundo. Pois, se cada um da Igreja for luz, as trevas se dissiparão.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Oremos, por nosso Santo Padre, o Papa Francisco.
Que, como Moisés, tenha a habilidade de guiar seu povo. Que, como Salomão, saiba pedir a sabedoria. Que, como Martin Luther King, não seja surdo aos anseios do presente. Que, como Maria, tenha coragem de dizer sim ao amor de Deus.
Deus eterno e todo-poderoso, que ele possa, como Cristo, conduzir o seu rebanho sem violência, sem ódio, mas com firmeza permanente.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Oremos pela santa Igreja de Deus.
Como Maria e José de Arimatéia cuidaram do corpo de Cristo depois da cruz, que todos nós saibamos zelar com carinho por este corpo vivo que é a Igreja.
Deus eterno e todo-poderoso, que todos aqueles que sofrem provações, nossos governantes, aqueles que não creem em Deus, aqueles que não creem no Cristo, nossos irmãos judeus, nossos irmãos cristãos, nossos catecúmenos, todos os nossos Bispos, Presbíteros e Diáconos, nosso Papa e todo o povo de Deus possam encontrar na Igreja o amor transformador do Cristo e a esperança da vida eterna.
Por Cristo, nosso Senhor, Amém
A MÃO DIREITA
(Renata Celani)
A mão direita se contrai
E tudo agora é dor de amor
Dolorosa mistura de sangue e suor
Abrindo chagas, rompendo a carne.
Escarnem!
Ex-carne.
O povo cai na sua pele
E o peso da condenação
Abre mais um rasgo
Desta vez na mão esquerda
Funda fenda que não se finda
Profunda oferenda.
O prego em preciso ritmo
Pisa o pé do pregador
É preciso!
É preciso.
Em um instante
De suprema humanidade
O medo vem.
São lágrimas, olhares
E um pouco de vinagre
Pra matar a sede.
Sede. Sede.
Sêde pecadores!
Sê o Rei!
Morrei! Morrei!
Seu corpo é apenas um corpo.
A natureza exige, então
Que Ele lute como Homem
Como Homem que está sendo.
Deus que se valha de Deus!
Vá com Deus, Deus!
Vá como Deus.
Sorry, the comment form is closed at this time.