fbpx

ROSÁRIO NO CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR – 2017

ROSÁRIO NO CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR – 2017

SOBRE O ROSÁRIO – CANÇÕES –  VíDEOS – FOTOS 

       No próximo dia 7 de outubro, o OPA de Salvador promove juntamente com a Arquidiocese e diversos grupos e comunidades o 15º Rosário no Centro histórico de Salvador.

       Escolha uma das Igrejas e participe. A participação é gratuita e basta comparecer na igreja escolhida pouco antes das 14 hs.

       Na Igreja N. Sra da Ajuda, serão rezados os mistérios Gozosos
       Na S. Pedro dos Clérigos, serão rezados os mistérios Luminosos
       Na S. Francisco, serão rezados os mistérios Dolorosos e
       Na S. Domingos, serão rezados os mistérios Gloriosos.

       O Rosário acontece de forma simultânea, cada igreja com seu mistério, compondo uma linda oração global e que se encerra com os participantes dos mistérios gozosos, luminosos e dolorosos, caminhando até a igreja de São Domingos, para juntos participarem da Coroação de N. Senhora e da benção Final.

SOBRE O ROSÁRIO EM FORMA DE ORAÇÃO E ARTE

Há 15 anos o Pe. Irala SJ, jesuíta criador do GRUPO OPA (ORAÇÃO PELA ARTE), concebeu a idéia do Rosário no Centro Histórico, tendo em vista o resgate da frequência dos fiéis de Salvador aos templos católicos daquela área, quase todos relegados praticamente a visitação turística.
Era claro o distanciamento do povo àqueles templos, principalmente como casa de oração. Mais que isso, o próprio desconhecimento da história e importância de cada uma daquelas igreja na história de Salvador, Bahia e Brasil.
Nada melhor do que revitalizar as igrejas em que se celebra cada um dos mistérios do Santo Rosário, usando a oração através da arte.
A Igreja Católica sempre foi como uma espécie de “casa das artes” e é por isso que a modalidade do OPA – Oração Pela Arte, se encaixa tão bem nesta proposta.
A impossibilidade de uma comunidade ativa nas igrejas do centro, de certa forma justifica o semi-abandono e a perda de frequência para o turismo. Mas com tal iniciativa, aproveitamos para revitalizar o contato dos fiéis com tão importantes templos, ao mesmo tempo em que reidentificamos os católicos com seu templo.
Contando a história de Jesus através dos Mistérios, mesclando com a própria história de cada uma das igrejas em que acontece o “Rosário no Centro Histórico”, vivenciamos a grandeza da fé, a integração dos diversos grupos, movimentos e comunidades de Salvador. O exercício criativo do momento ali vivido através de tanta manifestação artística, nos assemelha a Deus Pai criador, com a Inspiração do Espírito Santo comunica e torna viva nossa fé, trazendo a alegria cristã novamente ao nosso Centro Histórico.
O Rosário acontece no meu de Outubro (mês do Rosário). É uma grande alegria para o OPA este evento ter se tornado oficial fazendo parte do calendário da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

A Oração do Rosário no Centro Histórico foi criada pelo Grupo OPA (Oração pela Arte), bem como suas músicas, num esquema adaptável a qualquer local. Foi usado como base o musical “Como Manda a Lei”, criado no OPA Nacional de Salvador em 1986 .
Participam nesse evento os diversos Movimentos e Grupos que compõem a CAMEC (Comissão Arquidiocesana de Movimentos Eclesiais) e muitas Paróquias. Esses participantes reúnem-se antecipadamente, analisam o roteiro e escolhem o Mistério que desejam rezar, usando o esquema apresentado como sugestão, colocando junto sua criatividade . Veja alguns registros simples dessa participação nos vídeos ao lado.

O evento, todos os anos, começa pontualmente às 14 horas, de forma simultânea em quatro igrejas: numa se acompanha os MISTÉRIOS GOZOSOS, noutra estarão sendo proclamados os MISTÉRIOS LUMINOSOS, em outra os MISTÉRIOS DOLOROSOS e por último, a que proclama os MISTÉRIOS GLORIOSOS.
Às 15h45 horas todos são convidados a caminhar à igreja onde acontecem os mistérios Gloriosos. Ali ocorre a solene coroação de Nossa Senhora, seguida da bênção final.
A cada ano, um Movimento ou Paróquia convidado, coroa solenemente a imagem de Nossa Senhora.

Na Carta Apostólica “Rosário da Virgem Maria” o Papa João Paulo II apresenta a devoção à Maria como caminho seguro para se chegar ao Filho, indicando o Rosário, entre outras práticas devocionais, como a mais bela, eficaz e tradicionalmente vivida nas famílias. Diz o Papa:
“Recitar o Rosário nada mais é que contemplar com Maria o rosto de Cristo”.
“O Rosário é ao mesmo tempo meditação e súplica”.
“Meditar com o Rosário significa entregar os nossos cuidados aos corações misericordiosos de Cristo e de sua Mãe”.

As canções de cada mistério do Rosário.

BUSQUE AS LETRAS E CIFRAS AQUI

Mistérios Gozosos


Mistérios Luminosos (em 2005 na Igreja do Rosário dos pretos - Pelourinho)


Mistérios Dolorosos


Mistérios Gloriosos

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.