QUARESMA – PÁSCOA – TEMPO PASCAL

QUARESMA – PÁSCOA – TEMPO PASCAL

“PRECISAMOS FALAR COM DEUS: REZAR”

Papa Francisco

CANÇÕES DO OPA PARA A QUARESMA E PÁSCOA

Orações da Quaresma em 2020

Ato de contrição

“Meu Deus, eu me arrependo, de todo coração de todos meus pecados e os detesto, porque pecando não só mereci as penas que justamente estabelecestes, mas principalmente porque Vos ofendi a Vós, sumo bem e digno de ser amado sobre todas as coisas. Por isso, proponho firmemente, com a ajuda da vossa graça, não mais pecar e fugir das ocasiões próximas de pecar. Amém”.

Louvor a Deus Pai

“Ó esplendor do Pai. Ó luz da luz divina, fonte da luz és dia que aos dias iluminais. Sol da verdade eterna. Fulgor jamais fanado infunde em nosso peito o Espírito Sagrado. Governa a nossa mente, o corpo e o coração, concede fé ardente, amor e contrição. ao pai e ao Filho glória. ao Espírito também, louvor, honra e vitória agora e sempre. Amém”.

Oração da Noite

“Ó meu Deus, no fim deste dia eu vos agradeço cordialmente por todas as graças que tenho recebido de Vós. Sinto muito por não ter feito melhor uso delas, sinto também pelos pecados que tenho cometido contra Vós. Perdoai-me, ó meu Deus, e graciosamente protegei-me por esta noite. Abençoada Virgem Maria, minha querida e celestial mãe, protegei-me. São José, meu querido anjo da guarda e todos os santos de Deus, zelem por mim. Doce Jesus, tenha pena de todos os pobres pecadores e nos salve do inferno. Tenha misericórdia das almas que sofrem no purgatório. (Rezar um ato de contrição). Amém”

Passos (Senhor dos Passos)

VIA SACRA Grupo OPA e JOB - 2015

Cristo em jornal

HORTO (Getsêmani)

Quaresma, tempo de conversão e penitência

A Quaresma constitui a preparação para o Tríduo Pascal da Paixão-Morte, Sepultamento e Ressurreição do Senhor Jesus, celebrado de quinta-feira à noite até o domingo da Ressurreição.

A Quarta-feira de Cinzas abre este tempo de conversão e de penitência, fazendo a proposta da observância quaresmal da oração, do jejum e da esmola.

Seguem todos os anos os dois domingos com temática fixa, variando apenas conforme os Evangelistas do ano. No 1º Domingo da Quaresma: As tentações de Jesus no deserto; 2º Domingo: a transfiguração do Senhor.

Jesus é o modelo da vida de penitência dos cristãos. O Jesus que jejua, o Jesus que se dedica à oração, deve ser visto à luz do Cristo transfigurado. Toda a caminhada da conversão dos cristãos só tem sentido à luz da ressurreição pregustada (experimentada) no Tabor.

A partir do 3º Domingo temos uma diversificação, conforme os ciclos do Ano A, B e C.

O Ano A apresenta a temática batismal. O Batismo será revivido no Tríduo pascal e especialmente na Vigília.

Utilizam-se os Evangelhos de São João. No 3º Domingo: o poço da samaritana; no 4º Domingo: o cego de nascença junto à piscina de Siloé. No 5º Domingo: a ressurreição de Lázaro. As leituras do Antigo Testamento, em harmonia com os evangelhos, apresentam os grandes lances da história da salvação. As leituras do Apóstolo realçam também a temática batismal.

Tudo isso pode acontecer cada ano com o Povo de Deus, a Igreja, no Tríduo Pascal. As condições são a conversão, a renovação da aliança batismal em Cristo Jesus.

OS CINCO DOMINGOS DA QUARESMA NO ANO A
1º Domingo da Quaresma
1ª Leitura: Gn 2,7-9; 3,1-7
Sl 50
2ª Leitura: Rm 5,12-19
Evangelho: Mt 4,1-11

2º Domingo da Quaresma
1ª Leitura: Gn 12,1-4a
Sl 32
2ª Leitura: 2Tm 1,8b-10
Evangelho: Mt 17,1-9

3º Domingo da Quaresma
1ª Leitura: Ex 17, 3-7
Sl 94
2ª Leitura: Rm 5,1-2.5-8
Evangelho: Jo 4,5-42

4º Domingo da Quaresma
1ª Leitura: 1Sm 16,1b.6-7.10-13a
Sl 22
2ª Leitura: Ef 5,8-14
Evangelho: Jo 9,1-41

5º Domingo da Quaresma
1ª Leitura: Ez 37,12-14
Sl 129
2ª Leitura: Rm 8,8-11
Evangelho: Jo 11,1-45

Texto de “Viver o Ano Litúrgico – Reflexões para os domingos e solenidades”, de Frei Alberto

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.