fbpx

PRECIOSÍSSIMO SANGUE DE JESUS

PRECIOSÍSSIMO SANGUE DE JESUS

“O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA”

ALGUMAS CANÇÕES DO OPA
 ENVOLVENDO O SANGUE (VINHO) DE JESUS

Atenção: Considere sempre conversar com um padre, ou liturgista, sobre a pertinência da letra ou temática da canção, antes de incluí-las em sua celebração.

 

 

Busque aqui a letra cifrada

Julho é o mês dedicado ao Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor; e a festa específica é no primeiro Domingo do mês. O Sangue de Jesus é o “preço da nossa salvação”. A piedade cristã sempre manifestou, através dos séculos, especial devoção ao Sangue de Cristo derramado para a remissão dos pecados de todo o gênero humano, e atravessando a história até hoje com Sua presença real no Sacramento da Eucaristia. O Papa São João Paulo II, em sua Carta Apostólica “Angelus Domini”, frisou o convite de João XXIII sobre o valor infinito daquele Sangue, do qual “uma só gota pode salvar o mundo inteiro de qualquer culpa”.

Prof. Felipe Aquino    (Leia mais em: Cleofas)

A devoção ao Preciosíssimo Sangue de Jesus remonta a Igreja nascente, sobretudo em reverência ao sangue de Jesus derramado na cruz e também em alusão ao sangue de Cristo na Eucaristia.
Foi, porém, no XIX, que São Gaspar Del Búfalo empreendeu grande campanha na propagação dessa devoção, cujo reconhecimento pela Sé Apostólica permitiu a composição da missa e ofício próprio por ordem do Papa Bento XIV. Por isso, até hoje São Gaspar é reconhecido pela Igreja Católica como o “Apóstolo do Preciosíssimo Sangue”.
Devido a Papa Pio IX, a devoção foi estendida à toda Igreja e foi estabelecido o 1 de julho como o seu dia. Isso porque em 1848, ele foi expulso de Roma por forças revolucionárias e no ano seguinte, em 1849, invocando e dando graças pelo “sangue derramado por Jesus por amor aos homens de todos os tempos”, os exércitos franceses permitiram-lhe voltar após um ataque que durou de 28 de Junho a 1 de Julho. Assim o Sumo Pontífice seguinte, São Pio X, criou esta festa, situando-a no dia em que o seu antecessor lhe foi possível voltar a Roma.

Fonte: Wikipedia

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.