20 jan OPA NAC 2016 – dia 20-01
37º OPA NACIONAL
Chegamos ao 3º dia. Tão bom acordar com a voz de Beá (mesmo quando o relógio está errado)!
No plenário da manhã, mais um pouco de análise da letra de Luz da Vida. Mais uma vez Ivonete nos deixou refletindo, desta vez sobre a ideia de lugar onde encontrar a paz. Que lugar é esse que me enche de sonho e paz? Onde senão dentro de nós mesmos. Se O encontramos dentro de nós, Ele que é a luz da vida, estamos prontos para viver POR CRISTO, COM CRISTO E EM CRISTO.
Música nova, Com-Paixão. Sobre poesia de Isabel Cartaxo o grande grupo de música fez uma belíssima canção, com o auxílio luxuoso do violino e do violoncelo das irmãs Borges (RJ). Na ressonância, Irala reconheceu uma preparação magnífica e ressaltou o fato de que vários jovens se sentiram movidos a aprender música, a tocar e compor, dentro do OPA, inspirados por outros mais experientes. Esta é a forma de atuação do OPA, frutificando as sementes lançadas em terra boa, de baixo para cima e de dentro para fora.
À tarde, ensaiamos canções antigas e aprendemos mais uma recém-criada,
de Xande e dos irmãos Lucas (Thiago Lucas e Lucas Lucas). Ouçam e compartilhem conosco sua própria ressonância. Em seguida, nossas queridas das Artes Plásticas e R-OPA (Arte com costura, bordado, roupas, tecidos, figurinos) nos apresentaram uma oração a partir dos dedos da mão, tradicional no mundo anglo-saxônico e que era recomendada pelo Papa Francisco quando era bispo de Buenos Aires. Resumidamente, no polegar rezamos pelas pessoas que nos são próximas; no indicador, pelos que nos ensinam, educam e curam; no dedo médio, o mais longo, pelos governantes; no dedo anular, o mais fraco de todos, pelos fracos e pelos doentes e também pelos casais; finalmente, no dedo mínimo, o menor e último, por nós mesmos, minúsculos diante de Deus e do próximo.
Com base nessa oração, cada um foi solicitado a imprimir com arte sua mão, usando tinta, lápis, cola, linha, agulha, etc e fizesse em um dedo ou todos a oração que julgasse mais importante nesse momento. Tem gente que gostou tanto que continua bordando sua mão até agora. Essa oração foi inspirada no trabalho feito pela mãe de Livinha (BH) no projeto social Mãos que Costuram.
Para nosso deleite, a delegação de BH (com reforços) fez sua oração cantando a música Germinar e partilhando conosco, misericordiosamente, o produto mineiro por excelência, que nos enche de sonho e paz: pãozinho de queijo.
O plenário da noite se iniciou com novas informações sobre o Sudário de Turim e depois foi dominado pelo grupo de Teatro/Dança, com a primeira parte de uma peça em quatro atos, ficando os demais para o dia seguinte. No primeiro ato, uma meditação sobre os 10 mandamentos, introduzindo cada um com uma projeção de fotos produzidas em conjunto com o grupo de Fotografia e interpretando em uma cena rápida o significado daquele mandamento. Linguagem simples, direta e bem humorada. Não houve ressonância, que só será feita após a conclusão da peça.
Assim vamos concluindo mais um dia. Até amanhã.
Sorry, the comment form is closed at this time.