22 jan OPA NAC 2016 – dia 22-01
37º OPA NACIONAL
Quarto dia. Muito trabalho e pouco tempo para informar. Mas aos poucos os relatórios vão chegando.
O dia começou seguindo o mesmo bordado da noite anterior: corações integrados em oração! Assim o OPA Rio e o OPA BSB, juntos, trouxeram para nós um mantra “
lindamente cantado e “recheado” pelo toque divino do violino, do violoncelo e do violão. Só emoção! Só oração!
Nossa missa foi celebrada por Dom Estevam, bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador. Ele reforçou a importância do OPA para a catequese e da arte para a salvação da humanidade.
A noite foi reservada para a celebração dos 40 anos do OPA. Personagens que marcaram nossa história ganharam vida: Ted, o vira-lata tremendão (do Aniversário da Princesa Auaurora), a Lagostosa (Zoró), Dona Lua e o Sapo (Festa no Céu), as famosas pombinhas – inclusive a que anunciou para Noé o fim do dilúvio – o anjo Gabriel (Auto de Natal) e a Detetive Yollanda, com Y e dois L (Como Manda a Lei).
Assistimos vídeos como parte do clip de 1988, seleções de fotos de Irala e do grupo de Fotografia, embaladas por músicas como VALEU A PENA, DANÇA MÁGICA e PROJETO ABSURDO.
As crianças – de hoje e de ontem – dançaram GENTE GRANDE. Lembramos de Maria Célia, cantando TERRA MOLHADA e de Evandro, com PLENITUDE. Matamos a saudade de ouvir Grace cantar ESSA LUZ. E de abraçar tantos companheiros de ontem e de sempre que vieram comemorar conosco.
O momento mais forte – se é que podemos escolher um – foi SÊ UM. Todos cantando abraçados, embalados na alma pelo mesmo e infindável amor.
Somos um: Rio, São Paulo, Salvador, Brasília, Recife, Vitória, Paraguai, Goiânia, Campinas e, porque não, Fortaleza.
Somos uma música, poesia, teatro, dança, fotografia, multimídia, R-OPA, artes plásticas.
Somos um: Irala, Ivonete, Gília, Ângela, Oscar, Marilu, Rita, Grace, Luisinho, Geraldo, Lisane, Arthur, Estela, Alice, Mariana, Ana Clara, Enrique, Ana Lúcia, Leo, Bia, Inácio, Charles, Laís, Lara, Ketyma…
Somos um: passado, presente e futuro.
E que venham mais 40 anos.
Sorry, the comment form is closed at this time.