fbpx

OPA EM EVENTOS – Outubro 2016

OPA EM EVENTOS – Outubro 2016

OPA SALVADOR E OPA SÃO PAULO

O OPA Salvador

se apresentou na 22º Feira de Integração da Paróquia N. Sra. da Luz, na Pituba.
Há muitos anos o OPA de Salvador atua como pastoral nessa paróquia. Em muitas destas 22 edições da Feira, participou trabalhando e se apresentando com suas canções e artes.

.

.
Veja parte da apresentação no vídeo.

Veja as fotos da apresentação na Feira de Integração 2016

O OPA Salvador também fez no início do mês,
o Rosário com arte,
na basílica do Senhor do Bonfim.

Veja aqui

O grupo OPA de São Paulo

no sábado, 22 de outubro, realizou um encontro de 1 dia, no Santuário da Santa Cruz da Reconciliação, no Butantã, São Paulo. Foi aplicada a tecnologia do OPA, criando orações através das várias artes com participantes da comunidade. Foram criados momentos artísticos e canções para a missa do dia. A celebração foi muito bonita e recebida com alegria e agradecimentos, pelo pároco Pe. Alcides e sua comunidade (veja resumo no rodapé da pagina).

Veja o vídeo da canção de ação de graças.

Veja algumas fotos do encontro

Esta pintura no presbitério da capela Santuário da Santa Cruz da Reconciliação,
no Butantã, São Paulo, é de autoria de Cláudio Pastro,
excelente artista sacro, falecido há poucos dias (19/10/2016).

Resumo do encontro

    O dia começou com cada pessoa se apresentando, dizendo seu nome e sua relação com a arte e a espiritualidade. Isso nos ajudou a conhecermo-nos melhor. Tomamos um cafezinho e voltamos para aprofundar um pouco o modo como o OPA trabalha a oração com arte. Foi ensinado o Sinal da Cruz do OPA, criado pelo padre Irala, no primeiro encontro nacional do OPA, em Itaici, SP, 1978. Aos moldes do OPA, a cada momento em que nos reunimos cantamos algumas canções.
Foi proposto então, que trabalhássemos elementos artísticos para alguns momentos para a missa desta comunidade às 17 hs. Dividimo-nos em 3 grupos. Um para criar algo para a 1 leitura, outro para a segunda e o terceiro para o evangelho.
O terceiro grupo preferiu não fazer intervenção artística no evangelho, optando por criar uma dinâmica para a oração do almoço, o que foi feito com balões de ar, com uma mensagem dentro para cada um dos participantes. Durante a oração foi cantada a canção Balão de sonhos (ouça aqui a canção), pela Elisa Gatti.
Após o almoço voltamos para os grupos para encerrarmos as criações e o Grupo 3 criou canção para a ação de graças (que pode se ver no vídeo acima). O Grupo dois criou um momento para o ofertório e o Grupo 1 propôs o salmo adaptando refrão feito por Digão Medeiros e improviso das estrofes feito por Marta Mursa, uma das salmistas da paróquia. Ela mesma também improvisou estrofe da Aclamação com refrão da música Senhor estou aqui, de Luisinho Vieira.
Antes da celebração tivemos a presença do padre Alcides (pároco da Santa Cruz da Reconciliação), que pode assistir o resumo de nossas orações para a missa.
Foram cantadas canções do OPA para cada momento da celebração. Como Certeza, Mãos abertas, Salve a natureza humana…
Foi um dia bastante rico em oração e arte. A comunidade gostou bastante da celebração e os participantes do encontro se sentiram bastante gratificados em ter participado de um modelo de encontro que une, desde as crianças até os mais idosos, num mesmo evento, com participação de todos.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.