fbpx

MARIA CÉLIA MONTEIRO

MARIA CÉLIA MONTEIRO

HOMENAGEM E OBRA


Maria Célia Monteiro

Neste dia 28 de março de 2019, ela entra para a vida eterna com suas lindas canções.
O OPA não seria o que é sem Maria Célia e sua linda obra musical.
Rezamos por sua vida nova e agradecemos o privilégio de sua presença entre nós.
Ela seguirá com a herança de sua maravilhosa arte e com as bençãos de Deus por causa dela.
Obrigado Cecéu!
Grupo OPA

 

O caminho musical de Maria Célia é o de uma artesã da canção brasileira… da canção religiosa.
Professora de violão, que lecionou por muitos anos ensinando meia sociedade baiana e seus adolescentes a tocar e cantar com o violão. Foi repetindo centenas de vezes os clássicos de Noel Rosa, de Tom Jobim, de João Gilberto, de Caymi, Caetano e outros tantos, que ela foi mergulhando fundo no sentido mais profundo das melodias e do sentimento musical baiano e brasileiro.

Nizan Guanaes, em sua juventude, descobriu toda essa potencialidade e a fez cavar nas profundezas da alma para encontrar ouro moído, de melodias que foi enchendo de letra co o sentimento religioso. O Pe. Irala e OPA foram levando pra frente, ensinando em cursos, encontros, gravando em pequenas gravações amadoras. Assim, todo o Brasil foi cantando e aprendendo a cantar essas lindas canções sem sequer lhe conhecer os autores. Justiça seja feita, aqui estão neste trabalho.
Todos que admiramos sua sensibilidade e sua escondida trajetória de compositora, nos reunimos para cantar, para gravar, para difundir, para fazer conhecer estas obras. Deus, a quem foram dedicadas, abençoe ainda com muita inspiração e os sentimentos de Maria Célia, para que a Igreja, renovada em suas canções com mais harmonia, louve, co mais arte, cante e com maior entusiasmo glorifique o seu Criador.”
Padre Irala

 

Sua Genialidade, sua musicalidade ímpar, seu gênio de prima-dona, dignos da artista fantástica; sua conversa e companhia deliciosa me acompanharam tantas vezes… Esteja onde estiver, quando canto suas músicas, você volta a ser minha Cecéu e eu, seu parceiro”
Nizan Guanaes

 

Compositora consagrada, que saiu da canção de mensagem depois que recebeu o dom da Oração Pela Arte na ‘manhã primeira’. Que sabe da ‘terra molhada’ e do entardecer tangendo as estrelas? Porque fui escolhido, quando ela dona da canção inteira? Trouxe o ‘azul do céu’ a melodia do mais lindo verso e, do mar que lhe atrai, a força e o mistério verde que se espalha nos seu olhos. Que posso enfim dizer, dessa compositora de inspiração divina que celebra com toques mágicos o ofício de cantar, encantando como os pássaros, ‘cantos de amor’ puros e simples, num sorriso cheio de oração? Mais que isso, anúncio de um ‘novo dia’ e de um ‘novo tempo’.”
J. B. Pedreira Lapa
(novembro de 2000)

“Maria Célia, toda a sua arte faz parte de nossas vidas, de nossa história!
Quantos corações foram cativados por causa de você! Quanta gente se tornou amigo de Cristo, sem você nem mesmo conhecer ou saber o nome… Suas músicas são sinais vivos de Deus; milagres desse Pai maravilhoso, que tanto nos ama e que é a fonte eterna de toda a criatividade existente no mundo. Muito obrigado mesmo! É de coração!”
Movimento Escalada

Há um Deus, a canção dela e de Nizan Guanaes
Cantada ao final da missa de 7 dia de seu falecimento


Ouça abaixo várias das canções de Maria Célia

Todas as letras e cifras se encontram neste site
Use a busca mais abaixo para localiza-las

 

Busque aqui as letras e cifras

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.