AUTO DE NATAL – SALVADOR – 2016

AUTO DE NATAL – SALVADOR – 2016

AUTO DE NATAL – GRUPO OPA SALVADOR – 2016

       Há mais de 20 anos, o OPA se pôs a caminho, levando a esperança e a alegria do Natal aos quatro cantos da cidade de Salvador, da Pituba à Vila Canária, do Centro Histórico ao Centro Administrativo, de Pirajá ao Colégio Antônio Vieira, passando por abrigos de crianças e idosos, praças e igrejas. A cada ano, conta a história do nascimento do Menino Jesus de uma forma diferente: pelo olhar do Anjo Gabriel, de José, dos Magos, sempre com alguma novidade.

       Desde o ano passado, o Auto de Natal usa a linguagem do cordel para falar, com simplicidade, da chegada do Menino Deus. Em versos, o anjo Gabriel anuncia a Maria que ela será a mãe do Salvador e José fala de sua agonia, de seu amor e parceria, trazendo pra si, a missão de cuidar de sua esposa e de Jesus, com todo amor. É assim que o OPA vai levando para a cidade, um advento diferente. O cordel une teatro, música e dança e o Auto, mais uma vez, integra crianças, jovens e adultos, homens e mulheres, famílias, pessoas comuns que se tornam artistas, contagiadas pelo desejo de contar essa linda história de amor a todas as pessoas, de todos os lugares.

       O roteiro base tem a flexibilidade de ser adaptado considerando a especificidade de cada lugar. Da mesma forma, existe alternância na representação dos papeis, permitindo que todos os envolvidos participem. A criatividade – um dos ideais do OPA – é exercitada a cada apresentação, sempre com muita entrega e compromisso com a missão de evangelizar. Tudo, no Auto, é criação do próprio OPA, do figurino às músicas, do roteiro às coreografias. E o todo transcende o tempo, com algumas músicas e textos criados na década de 80, atualizados na performance dos jovens, adolescentes e crianças.

       Ao longos desses 20 anos, a menina que já foi Maria, hoje é mulher e faz o papel de Isabel; crianças que já foram ovelhinhas no presépio, hoje dançam sob “o toque dos sinos que batem na Catedral”. Os adultos perseveram no coral, como referências para os mais jovens, perpetuando a missão de rezar e fazer rezar através da arte.

       Quem participa do Auto, não sai imune: aprende que as coisas de Deus exigem dedicação, seriedade e compromisso, mas descobrem a leveza que tudo isso ganha quando é feito com amor. E por amor. Quem assiste o Auto não sai imune: é contagiado pela esperança em um mundo mais fraterno e pela alegria de sermos amados por um Deus que se fez criança.

       É assim que, desde a primeira semana do Advento até a semana do Natal, o OPA se faz “saltimbanco do Menino Jesus”, convida a todos a abrir suas portas para ouvir os sinos tocarem em festa, na certeza de que é em nossos corações que o Natal acontece.

Renata Villela

Trecho da apresentação na Igreja N. Sra. da Luz (Pituba)

Matéria sobre a apresentação na Estação da Lapa 

Assista o vídeo abaixo com trechos da apresentação

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.