PENTECOSTES – Vem Espírito Santo

PENTECOSTES – Vem Espírito Santo

SOBRE PENTECOSTES E CANÇÕES DO OPA

CANÇÕES DO OPA PARA PENTECOSTES

Espírito

Invocação do Espírito Santo - Pentecostes

A festa de Pentecostes relembra a descida do Espírito Santo sobre os seguidores de Jesus Cristo após sua morte e ressurreição. É celebrada 50 dias após o domingo de Páscoa.

A origem do Pentecostes, no entanto, é anterior ao nascimento de Cristo. Há uma antiga festa bíblica com o mesmo nome, relatada no livro do Êxodo e celebrada pelos judeus todos os anos, desde a saída do Egito.

A festa também era chamada de Festa da Colheita, Festa das Semanas ou Dia das Primícias dos Frutos. Era realizada na época da colheita de grãos, trigo e cevada, para agradecer a Deus pelas dádivas da terra. A primeira porção dos grãos colhidos era oferecida ao Senhor em uma celebração que originariamente era realizada nos campos de cultivo, mas acabou sendo transferida para dentro do Templo de Jerusalém.

Era uma festa alegre, solene e universal, em que participavam ricos e pobres, judeus e estrangeiros. Durava sete semanas, e além de agradecer pela colheita relembrava o fim da escravidão no Egito.

O Pentecostes cristão

Segundo a Bíblia, após o final do Pentecostes judaico, os discípulos de Jesus estavam no cenáculo, um salão onde costumavam se reunir, o mesmo onde foi celebrada a Última Ceia. De repente, veio do céu um grande ruído, como se fosse um vento muito forte, que encheu toda a casa. Apareceram então pequenas línguas de fogo, que se dividiram e desceram sobre cada um dos discípulos. Era o fogo do Espírito Santo. Os discípulos então começaram a falar em diferentes línguas, conforme o Espírito lhes inspirava (Atos dos apóstolos 2).

Logo a população da cidade foi atraída pelo ruído intenso. Viviam em Jerusalém muitos estrangeiros de todas as partes da Ásia, da Mesopotâmia, do Egito, de diversos países árabes e de outras localidades do Império Romano. No entanto, cada um deles ouvia os discípulos falarem em sua própria língua sobre as maravilhas de Deus.

Perplexos, discutiam sobre o que aquilo poderia significar, e alguns inclusive caçoaram dos apóstolos, dizendo que estavam bêbados. Pedro, então, respondeu-lhes que aquilo era obra do Espírito Santo de Deus, em cumprimento às profecias bíblicas. Disse-lhes também, entre outras coisas, que Jesus morreu para livrar a humanidade de seus pecados, e que para obter a salvação todos deveriam ser batizados em seu nome.

Apenas naquele dia, cerca de três mil pessoas foram batizadas, e o número de novos fiéis da recém-nascida Igreja foi aumentando cada vez mais. Desde então, o Pentecostes ganhou um novo significado para os povos cristãos: a formação de uma única família unida pelo amor em Cristo.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.