DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

São Francisco

Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis (Assis, 90 de julho de 1182 — 3 de outubro de 1226), foi um frade católico da Itália Depois de uma juventude irrequieta e mundana, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, que renovaram o Catolicismo de seu tempo. Com o hábito da pregação itinerante, quando os religiosos de seu tempo costumavam fixar-se em mosteiros, e com sua crença de que o Evangelho devia ser seguido à risca, imitando-se a vida de Cristo, desenvolveu uma profunda identificação com os problemas de seus semelhantes e com a humanidade do próprio Cristo. Sua atitude foi original também quando afirmou a bondade e a maravilha da Criação num tempo em que o mundo era visto como essencialmente mau, quando se dedicou aos mais pobres dos pobres, e quando amou todas as criaturas chamando-as de irmãos. Alguns estudiosos afirmam que sua visão positiva da natureza e do homem, que impregnou a imaginação de toda a sociedade de sua época, foi uma das forças primeiras que levaram à formação da filosofia da Renascença.

Dante Alighieri disse que ele foi uma “luz que brilhou sobre o mundo”, e para muitos ele foi a maior figura do Cristianismo desde Jesus, mas a despeito do enorme prestígio de que ele desfruta até os dias de hoje nos círculos cristãos, que fez sua vida e mensagem serem envoltas em copiosa fé e darem origem a inumeráveis representações na arte, a pesquisa acadêmica moderna sugere que ainda há muito por elucidar quanto aos aspectos políticos de sua atuação, e que devem ser mais exploradas as conexões desses aspectos com o seu misticismo pessoal. Sua vida é reconstituída a partir de biografias escritas pouco após sua morte mas, segundo alguns estudiosos, essas fontes primitivas ainda estão à espera de edições críticas mais profundas e completas, pois apresentam contradições factuais e tendem a fazer uma apologia de seu caráter e obras; assim, deveriam ser analisadas sob uma óptica mais científica e mais isenta de apreciações emocionais do que tem ocorrido até agora, a fim de que sua verdadeira estatura como figura histórica e social, e não apenas religiosa, se esclareça. De qualquer forma, sua posição como um dos grandes santos da Cristandade se firmou enquanto ele ainda era vivo, e permanece inabalada. Foi canonizado pela Igreja Católica menos de dois anos após falecer, em 1228, e por seu apreço à natureza é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente.

Aqui a versão original de Oração de São Francisco, gravada pelo Pe. Irala em 1968 para o LP Irala Canta, Paulinas Comep.

      Oração de São Francisco - Padre Irala SJ
   Visite aqui a pág. com letra cifras e partitura

Padre Irala, sobre essa canção:

Declaração oficial minha sobre a Oração de São Francisco. Eu fiz essa melodia em 1967. Eu estava estudando teologia em São Leopoldo RS. Irmãs franciscanas amigas, me pediram para acompanhar uma canção que iriam cantar na TV Piratini, em Porto Alegre. Escondido atrás de cortinas, eu acompanhei no violão a melodia da Oração de São Francisco que as irmãs cantaram. Fiquei cativado pela letra e achei que devia compor uma melodia que pudesse ser cantada pelos jovens, que eram meu público alvo naquele momento, pois eu recorria o Rio Grande do Sul dando palestras e cantando.
Fiz a melodia e a irmãs Paulinas aceitaram grava-la num Compacto que seria uma espécie de Missa Franciscana (4 canções).
A música, inspirada, creio, pelo próprio e humilde Francesco de Assis tomou vida, retratando, para minha leitura, a vontade da maioria dos brasileiros e sobre tudo das brasileiras, de progredir na vida e na política pelos caminhos da paz.
Em 2008 fui chamado pelo diretor do Ballet da minha cidade natal, Assunção, Paraguay, Miguel Bonnin, para criar a música de um Ballet sobre toda a vida de Francesco. Convidei então Paulo César Bernardes, meu amigo e colaborador de anos e fomos varias vezes a Assunção e trabalhamos exaustivamente e com imensa alegria, na música de base do Ballet, e que se chamou “FRANCESCO”. Estreou em maio de 2009, com grande sucesso. Parte deste espetáculo se pode ver aqui  na apresentação feita especialmente ao Papa Francisco em Assunção, em 2015.

Oração de SãoFrancisco, instrumental,
Por José Ricardo e PC Bernardes, no OPA Nac. SP em 2014

Assista aqui a linda abertura da novela Velho Chico, da Rede Globo,
com o instrumental da Oração de São Francisco, do padre Irala
Versão: Tim Rescala

Francisco, de Celso Salles,
em homenagem a São Francisco de Assis

Versão em viola de 10 cordas de Oração de S. Francisco,
por André Carvalho

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.